20.7.17

Minha Transição do Ensino Médio ao Superior

| |

Olá negada, tudo bom? Então bora... Perceberam o novo layout? O que acharam, me digam tudo! Sugestões e criticas são bem-vindas, eu preparei com o maior carinho e sim a dona Bey não ira embora tão cedo!  Voltando ao foco da postagem, faz mais de 1 mês que conclui o meu primeiro semestre do curso de Engenharia Civil na universidade e eu decidi fazer um post longo sobre como foi essa transição. Antes de irmos ao ponto, eu não irei focar no meu curso em si, essa será outra postagem de Feedback, então aguardem para quem tem curiosidade pelo meu curso, o post de hoje tá mais para uma "historinha" mas foi uma experiencia que irei compartilhar com vocês... Bora!


Faculdade? Oi? 


Resultado de imagem para gif estudos
Juro, e complemento não é fácil.

 Iniciar a faculdade este ano não estava nos meus planos e sinceramente confesso que foi tudo sobre pressão, mas com toda sinceridade não me arrependo nem um pouco de ter começado agora. Devido vários motivinhos que irei citar mais a frente.

 Minha maior vontade era passar numa instituição pública, infelizmente eu não passei para outra fase mas eu já esperava devido o curso que era meu maior desejo, Engenharia Naval. Gente, sabe um curso maravilhoso? É este, porém ele não é tão comum como uma Eng. Civil, que você encontra em qualquer faculdade  particular, é só em pública e de bônus só federal.

 As mais próximas da minha residência são USP, UFSC, UFRJ.  Eu tentei para USP, mas para complicar ainda mais a POLI da USP então sente o peso, eu já esperava não passar devido a concorrência que na poli é extremamente grande, também por ser a naval. Então foi apenas um teste, a minha ideia era fazer cursinho me dedicar e passar. E sinceramente eu confiava nisso, porque eu fui inventar de querer passar numa pública no 3 bimestre, e ainda consegui notas muito boas então com um pouquinho mais de dedicação eu conseguiria certo? Certo! Mas, onde a faculdade de Eng. Civil se encaixa nisso? calma eu vou chegar lá.

Cursinho 


Resultado de imagem para gif faculdade

 Desde que me conheço por gente estudei no ensino Anglo então eu gostaria de fazer o cursinho neste ensino, e me recusava a qualquer outro. Até porque eu conheço o material e o sistema, que é ótimo "aula dada, aula estudada" e óbvio TMTC (tarefa mínima e complementar). Mas quando fui no local (que aproposito era na cidade vizinha), era um lugar maravilhoso mas o $$$ altíssimo! Meu pai até que topou a ideia meio ranceio-o mas aceitou, porém mamãe colocou uma baita pressão.

 "porque pagar um preço deste num cursinho sendo que pode ser invertido para uma faculdade"

Foi a semana inteirinha falando, falando mal do cursinho e fazendo aquelas ações de mãe e eu fiquei bem balançada com isso pois era verdade. Até que em um dia, quando fui a xácara comemorar um aniversario de uma amiga, minha mãe me liga no meio da festa me colocando contra parede "eai, vamo fechar ou não?" Brincadeira hihi, mas foi quase isso, pois iria fazer compra de materiais e enfim. Concordei com ela. 

OK! Faculdade não estava nos meus planos > cursar engenharia civil também não estava nos meus planos > estudar em ensino particular não estava nos meus planos.

Faculdade 


Imagem relacionada

Quando cheguei em casa, lá estava os cadernos até a calculadora cientifica (que aproposito causou grandes problemas depois), chegou um momento em que conversei com os meus pais em relação ao curso, foi bem uma ação de "paraquedas" pois Engenharia Civil era a minha terceira opção (as anteriores era Naval e Química) porém conversei com o meu pai que era da área e com consciência escolhi o curso.

Hora de escolher a instituição ↷

Esse momento foi de grande importância, pois dependendo da cidade tem opções de faculdades e tem que escolher a certa de acordo com índices, preços e qualidade. Eu literalmente sou vizinha de um campus, poderia ir a pé sem dificuldades porém entretanto eu preferi optar por outra que se localiza na cidade vizinha, devido os laboratórios de engenharia, indicação e a qualidade. (Olha eu aqui fazendo uma propaganda indireta, brinks).

Ok! Agora começa a minha dor de cabeça....

Você não pode chegar lá e dizer "Matricula eu ai vá" eles simplesmente te ignoram e voltam a digitar no computadorzinho, eu não queria fazer vestibular da faculdade também não queria entrar atrasada na faculdade então a minha opção que sobrou foi usar a nota do enem.

Até receberem o e-mail > Analisarem > Responder > Entrar no sistema.. 'vixe'

Eu tive crise de ansiedade (cheguei a passar mal) mas logo me responderam dizendo que minha nota foi aceita e corri para cidade vizinha, cheguei lá e não estava no sistema para fazer a matricula #BAD. Dia vai e dia vem, no dia exato em que iriam iniciar as aulas poderia realizar finalmente a matricula, novamente corri com os meus pais já com os papeis necessários e realizei a matricula. O meu período é o noturno e devido o horário até poderia ficar já para a iniciação e para o famoso trote mas eu teria que ficar quase uma hora & meia e estava sem carga no celular e sem nada no estomago, então voltei para casa e perdi o primeiro dia. È loucura querer ter participado do trote? Queria...

Conclusões 


Imagem relacionada

Começar a faculdade este ano foi bom para mim pois ainda continuo no ritmo em relação as matérias de Física/Calculo, pretendo fazer vestibular de inverno e apenas continuar o curso de onde parei na publica (mas ainda estou pensando no caso) o que também coopera com o meu desejo inicial. Além disso é algo que tornou-se uma rotina agradável pois por incrível que pareça eu gosto de estudar, gosto de aprender coisas novas no dia a dia.

↝↝↝↝↝↝↝↝

Um post bem aleatório né? Consideravelmente cansativo mas foi interessante fazer e relembrar as correrias que de certa forma descrevi de um jeito ligth pois acreditem foi 'intenso'. Enfim fico por aqui para não ocupar  o tempo de vocês, mas eai comentem se passaram por alguma transição e se está prestes a passar... 

Nayanna 👌🏾

13 comentários:

  1. Oi Nya!
    Bem, eu tô no meu nono ano e irei fazer o Ensino Médio ano que vem, e, sinceramente, não sei do que vou fazer da minha vida. Eu pensava em psicologia, mas não quero mais, e estou pesquisando sobre informática, mas vai que, depois, eu mude, certo?
    Eu pesquisei sobre a área de Técnico em Informática, e me interessei bastante, mas o seguinte é: não existe faculdade pra essa área, tipo, se eu fizer, vai ser atoa, eu simplesmente não vou usar o que vou aprender. Pois bem, eu quero fazer um cursinho sobre computação, pra ver se vou gostar mesmo.
    Nooooossa. Espero que tu não se arrependa dessa área, viu? E espero que tu consiga um bom emprego, porque essa transição aí me deu até medo, espero que não seja assim comigo, porque eu nem sei no que me formar ainda, e como disse, tô com medo de fazer uma faculdade pra nada, imagina 4 anos jogado no lixo, tu vai usar o que aprendeu no cursinho, ao invés da faculdade de f u c k i n g 4 ANOS??? Esse é o meu medo de agora, eu pesquisei sobre informática e a coisa, tipo assim, tu tem que fazer mesmo, tu tem que saber, não importa se é com cursinho ou faculdade particular, porque aqui em Minas as faculdades no ramo da Tecnologia não são muito boas, então eu teria (ou tenho?) que fazer uma faculdade particular. AÍ IMAGINA GASTAR $$$ COM UMA COISA QUE TU NEM VAI PRECISAR? Conclusão: só sei que nada sei.
    Mallowmars

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MENINA NEM ME FALE! Engenharia Civil não era a minha opção e essa suas duvidas também me trouxe um pequeno questionamento (???) MAS gosto da área e se algo der errado só elimino as matérias depois SHHASHAS. Tecnologia (informática) é uma área tão ampla guria, é só encontrar aquela que mais te agrada. E juntar o hobbie com a profissão é tipo o sonho de um ser vivo, certeza.

      Excluir
  2. Graças a Deus já me formei na faculdade, boa sorte nessa jornada gatinha. Beijão! <3

    http://eisaraah.blogspot.com.br/2017/07/pode-responder-essa-pesquisa-por-favor.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    O layout está uma graça, eu realmente adorei (Bey maravilhosa).
    Adorei você compartilhar sobre essa sua transição do ensino médio para faculdade. Eu estou no 2 ano do E.M, e a única certeza que eu tenho é que eu quero fazer algo relacionado a arte (porque sou de humanas total). Só não sei ao certo que curso fazer. Eu realmente te admiro, eu odeio exatas, e não penso em fazer algo relacionado nem pensar. Não odeio taanto assim, mas não tenho afinidade alguma, embora eu acho um pouco interessante, já que quase tudo ao nosso redor é relacionado a tal. Mas achei interessante o post, e ainda sim adoraria lerr um post mais sobre o seu curso, embora eu não queira cursá-lo.
    Beijos.
    https://noitecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá e muito obrigadinha pelo elogio, realmente as vezes eu penso "onde foi que eu me meti" mas matérias de humanas não é a minha praia então to no caminho certo. Aguarde irei falar um pouquinho sobre, mas não no momento. Espero que durante esse terceirão que está próximo a você traga a sua certeza do que seguir <33

      Excluir
  4. MENINA, passei por uma situação quase parecida.
    Terminei o EM ano passado, e esse ano eu queria muito entrar na faculdade,mas as minhas únicas soluções eram: Conseguir uma bolsa pelo PROUNI,ou passar para uma pública. Nenhum dos dois deu certo, e ainda mais porque, eu queria jornalismo,super diferente do curso que estou hoje.
    Mas eu deixei a maré me levar. Fiz tantos vestibulares no ano passado, que consegui uma bolsa maravilhosa para o curso de História, em uma das particulares,onde o curso está super bem colocado no MEC.
    Também prestei a FUVEST, gente,odiei aquela prova! hahaha
    Mas agora estou indo para o segundo semestre, e espero que as coisas continuem dando certo!
    Beijos, Tau
    versos-de-inverno.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FUVEST È UM SACO! Eu acredito que em si não é muito difícil e sim a pressão que botam sobre ela "NOSSA FUVEST/ USSSSSP" saca? Menina, historia é uma delicia! Única matéria de humanas que tem a minha admiração. Desejo só sucesso pra ti <33

      Excluir
  5. Eu ainda nao entrei na faculdade, mas todos os dias, minha prima me passa o boletim de fim do dia, me falando o quanto dificil foi, principalmente nos primeiros anos. kkk eu ja senti mudança quando sai do fundamental pro medio, imagina do medio pro superior, rsrs
    Beijos,
    www.paaradateen.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já mando a real, coxinha e xerox não são coisas que andam juntas!!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem? Amei seu blog, todo lindo, já estou seguindo.
    Esse processo de transição é bem complicado rsrs, eu vivia ansiosa pra que acabasse o médio e ir pra faculdade, mas quando chegou a hora fiquei bem louca kk. Beijos :*

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que dureza!! E quando a gente olha pra trá enxerga tudo tão depressa!
    Adorei!


    Beijos da Nah
    www.oxifalei.com.br
    Instagram: @blognatielesouza
    Youtube: Natiele Souza

    ResponderExcluir
  8. Guria, queria eu poder pagar uma particular hahah eu fiz cursinho ano passado (meu pai achou um mais barato do que os mais famosos, sabe? Senão realmente seria quase o preço de uma faculdade), mas acabei não passando na federal, então agora tô passando pelo mesmo processo mais uma vez, só que dessa vez sem o cursinho e sim estudando em casa. Vamos ver no que dá, né? Me deseje sorte haha. Fico feliz que tenha dado tudo certo contigo, deve estar sendo ótimo já estar aprendendo sobre as coisas que tu queria (mesmo essa sendo a terceira opção) e também fico feliz por tu já ter te adaptado, afinal imagino que essa mudança do médio pro superior deve ser difícil mesmo. Ah, e o layout tá lindo, viu? Tudo que tem a Bey fica incrível haha
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir


Antes de Tudo pequenas Regras (:
• Sem qualquer timidez , comente a vontade mas com respeito
• Sem xigamentos. Por Favor !
• Deixe o Link do Blog/Site , para que eu possa retribuir
• "Seguindo segue de volta ? Postagem nova ve lá" ou coisas do tipo vão ser ignoradas ...

• Comentários Moderados (: